quarta-feira, fevereiro 8

Atos 8.1-40

"E Saulo consentia na sua morte. Naquele dia, levantou-se grande perseguição contra a igreja em Jerusalém; e todos, exceto os apóstolos, foram dispersos pelas regiões da Judéia e Samaria. Alguns homens piedosos sepultaram Estêvão e fizeram grande pranto sobre ele. Saulo, porém, assolava a igreja, entrando pelas casas; e, arrastando homens e mulheres, encerrava-os no cárcere."
                                                   Atos 8:1-3


Apos a morte de Estevão a igreja sofre grandes perseguições do tipo que quem confessar que Jesus Cristo é o Senhor era preso e torturado, pois os religiosos entendiam que era uma ótima oportunidade para acabar de vez com aquele rebeldes aos olhos deles.


"Entrementes, os que foram dispersos iam por toda parte pregando a palavra. Filipe, descendo à cidade de Samaria, anunciava-lhes a Cristo. As multidões atendiam, unânimes, às coisas que Filipe dizia, ouvindo-as e vendo os sinais que ele operava. Pois os espíritos imundos de muitos possessos saíam gritando em alta voz; e muitos paralíticos e coxos foram curados. E houve grande alegria naquela cidade."
                                                     Atos 8:4-8


Muitos que já reconheciam Jesus como seu único Salvador saiam para outras cidades, pregando, curando, libertando em nome do Senhor Jesus Cristo e muitos que ouviam, automaticamente recebiam as bençãos de Deus que eram gratuitas e só aconteciam exclusivamente pela fé de todos.


"Ora, havia certo homem, chamado Simão, que ali praticava a mágica, iludindo o povo de Samaria, insinuando ser ele grande vulto; ao qual todos davam ouvidos, do menor ao maior, dizendo: Este homem é o poder de Deus, chamado o Grande Poder. Aderiam a ele porque havia muito os iludira com mágicas. Quando, porém, deram crédito a Filipe, que os evangelizava a respeito do reino de Deus e do nome de Jesus Cristo, iam sendo batizados, assim homens como mulheres. O próprio Simão abraçou a fé; e, tendo sido batizado, acompanhava a Filipe de perto, observando extasiado os sinais e grandes milagres praticados."
                                                  Atos 8:9-13


Como um sego que volta a ver a luz do sol assim é todo aqueles que da ouvidos a voz da fé, antes seus dias eram como sem esperança, vazio, porem agora e feliz e de grandes realizações, podemos ver o caso de Simão o magico que deixou seus feitiços e ilusões para viver segundo a vontade de Jesus Cristo filho de Deus.


"Ouvindo os apóstolos, que estavam em Jerusalém, que Samaria recebera a palavra de Deus, enviaram-lhe Pedro e João; os quais, descendo para lá, oraram por eles para que recebessem o Espírito Santo; porquanto não havia ainda descido sobre nenhum deles, mas somente haviam sido batizados em o nome do Senhor Jesus. Então, lhes impunham as mãos, e recebiam estes o Espírito Santo. Vendo, porém, Simão que, pelo fato de imporem os apóstolos as mãos, era concedido o Espírito [Santo], ofereceu-lhes dinheiro, propondo: Concedei-me também a mim este poder, para que aquele sobre quem eu impuser as mãos receba o Espírito Santo. Pedro, porém, lhe respondeu: O teu dinheiro seja contigo para perdição, pois julgaste adquirir, por meio dele, o dom de Deus. Não tens parte nem sorte neste ministério, porque o teu coração não é reto diante de Deus. Arrepende-te, pois, da tua maldade e roga ao Senhor; talvez te seja perdoado o intento do coração; pois vejo que estás em fel de amargura e laço de iniqüidade. Respondendo, porém, Simão lhes pediu: Rogai vós por mim ao Senhor, para que nada do que dissestes sobrevenha a mim. Eles, porém, havendo testificado e falado a palavra do Senhor, voltaram para Jerusalém e evangelizavam muitas aldeias dos samaritanos."
                                                Atos 8:14-25


E foi se propagando o Evangelho de Cristo e com isto muitos eram batizados nas aguas e no Espírito Santo. Um fato ocorrido aqui bem marcante foi o de Simão o ex-magico oferecer dinheiro para ter o mesmo poder dos apóstolos quando impunham as mãos e muitos eram batizados no Espírito Santo, porem que fique bem claro que por dinheiro nenhum desse mundo ou de qualquer outro mundo, depois de ser reprovado pelos apóstolos Simão reconheceu que agiu maldosamente e logo buscou se reconciliar com Deus e com todos no templo.


"Um anjo do Senhor falou a Filipe, dizendo: Dispõe-te e vai para o lado do Sul, no caminho que desce de Jerusalém a Gaza; este se acha deserto. Ele se levantou e foi. Eis que um etíope, eunuco, alto oficial de Candace, rainha dos etíopes, o qual era superintendente de todo o seu tesouro, que viera adorar em Jerusalém, estava de volta e, assentado no seu carro, vinha lendo o profeta Isaías. Então, disse o Espírito a Filipe: Aproxima-te desse carro e acompanha-o. Correndo Filipe, ouviu-o ler o profeta Isaías e perguntou: Compreendes o que vens lendo? Ele respondeu: Como poderei entender, se alguém não me explicar? E convidou Filipe a subir e a sentar-se junto a ele. Ora, a passagem da Escritura que estava lendo era esta: Foi levado como ovelha ao matadouro; e, como um cordeiro mudo perante o seu tosquiador, assim ele não abriu a boca. Na sua humilhação, lhe negaram justiça; quem lhe poderá descrever a geração? Porque da terra a sua vida é tirada. Então, o eunuco disse a Filipe: Peço-te que me expliques a quem se refere o profeta. Fala de si mesmo ou de algum outro? Então, Filipe explicou; e, começando por esta passagem da Escritura, anunciou-lhe a Jesus. Seguindo eles caminho fora, chegando a certo lugar onde havia água, disse o eunuco: Eis aqui água; que impede que seja eu batizado? [Filipe respondeu: É lícito, se crês de todo o coração. E, respondendo ele, disse: Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus.] Então, mandou parar o carro, ambos desceram à água, e Filipe batizou o eunuco. Quando saíram da água, o Espírito do Senhor arrebatou a Filipe, não o vendo mais o eunuco; e este foi seguindo o seu caminho, cheio de júbilo. Mas Filipe veio a achar-se em Azoto; e, passando além, evangelizava todas as cidades até chegar a Cesaréia."
                                               Atos 8:26-40


Guiado pelo Espírito Santo, Felipe levou o poder de Jesus ate aquele homem pagão ao qual sem entender lia as sagradas escrituras porem não compreendia nada do que esta lendo, escrito pelo profeta, creio que por este grande motivo dele ler não entender e procurar saber para quem o profeta escrevia o próprio Espírito Santo o escolheu, para ser mais um da multidão dos novos convertidos. As vezes por motivos sei la qual deixamos de ouvir a voz do Espírito Santo e por isso também deixamos de receber tudo aquilo que Deus tem preparado para cada um de nós.


Que Deus venha nos guiar neste estudo, assim seja!


                     Por Raimundo Sousa


(click aqui)>Coloque nomes na minha pagina de oração,"E a oração da fé salvará o enfermo"

Um comentário:

Seu comentário é muito importante!

É SÓ CLICAR EM Participar deste site:

MENSAGENS DO BLOG