quinta-feira, fevereiro 16

Atos 16.1-40



"Chegou também a Derbe e a Listra. Havia ali um discípulo chamado Timóteo, filho de uma judia crente, mas de pai grego; dele davam bom testemunho os irmãos em Listra e Icônio. Quis Paulo que ele fosse em sua companhia e, por isso, circuncidou-o por causa dos judeus daqueles lugares; pois todos sabiam que seu pai era grego. Ao passar pelas cidades, entregavam aos irmãos, para que as observassem, as decisões tomadas pelos apóstolos e presbíteros de Jerusalém. Assim, as igrejas eram fortalecidas na fé e, dia a dia, aumentavam em número."
                                                  Atos 16:1-5


Observamos aqui que Timóteo teve se circuncidado para entrar em lugares que exigiam a pratica, notemos que Timóteo não fez isso por religiosidade mas por conselho de Paulo seu líder espiritual para que assim tivessem livre acesso aos gentios e pregar para todos a palavra de Deus.


"E, percorrendo a região frígio-gálata, tendo sido impedidos pelo Espírito Santo de pregar a palavra na Ásia, defrontando Mísia, tentavam ir para Bitínia, mas o Espírito de Jesus não o permitiu. E, tendo contornado Mísia, desceram a Trôade. À noite, sobreveio a Paulo uma visão na qual um varão macedônio estava em pé e lhe rogava, dizendo: Passa à Macedônia e ajuda-nos. Assim que teve a visão, imediatamente, procuramos partir para aquele destino, concluindo que Deus nos havia chamado para lhes anunciar o evangelho."
                                                 Atos 16:6-10


Servimos a Deus para sua Gloria e não há nada que façamos sem sua autoridade, pois lemos nestes versículos uma manifestação do quanto Deus cuida dos que o buscam verdadeiramente.


"Tendo, pois, navegado de Trôade, seguimos em direitura a Samotrácia, no dia seguinte, a Neápolis e dali, a Filipos, cidade da Macedônia, primeira do distrito e colônia. Nesta cidade, permanecemos alguns dias. No sábado, saímos da cidade para junto do rio, onde nos pareceu haver um lugar de oração; e, assentando-nos, falamos às mulheres que para ali tinham concorrido. Certa mulher, chamada Lídia, da cidade de Tiatira, vendedora de púrpura, temente a Deus, nos escutava; o Senhor lhe abriu o coração para atender às coisas que Paulo dizia. Depois de ser batizada, ela e toda a sua casa, nos rogou, dizendo: Se julgais que eu sou fiel ao Senhor, entrai em minha casa e aí ficai. E nos constrangeu a isso."
                                               Atos 16:11-15


Paulo da continuidade a pregação do evangelho segundo o Espírito o concedia, indo nas sinagogas, levando o verdadeiro amor de Cristo e muitos eram livres de seus fardos pesados.


"Aconteceu que, indo nós para o lugar de oração, nos saiu ao encontro uma jovem possessa de espírito adivinhador, a qual, adivinhando, dava grande lucro aos seus senhores. Seguindo a Paulo e a nós, clamava, dizendo: Estes homens são servos do Deus Altíssimo e vos anunciam o caminho da salvação. Isto se repetia por muitos dias. Então, Paulo, já indignado, voltando-se, disse ao espírito: Em nome de Jesus Cristo, eu te mando: retira-te dela. E ele, na mesma hora, saiu."
                                              Atos 16:16-18


Amados observe esta mulher, ela só falava a verdade pois estava possuída por espíritos enganadores, porem os discípulos sabiam que profetizando cura para a vida daquela mulher seria um grande motivo para todos que procuravam tirar lhe a vida agirem e descobrissem que os discípulos estavam ali naquela cidade, Paulo não se preocupou entendeu e viu claramente que aquilo era obra dos demônios pois determinou a cura daquela jovem e ela ficou livre dos espíritos que o atormentava, entendemos que uma pessoa possuída por um demônio e considerado uma pessoa doente, e vendo desta forma Paulo não podia deixar de levar o milagre para a vida daquela mulher.


"Vendo os seus senhores que se lhes desfizera a esperança do lucro, agarrando em Paulo e Silas, os arrastaram para a praça, à presença das autoridades; e, levando-os aos pretores, disseram: Estes homens, sendo judeus, perturbam a nossa cidade, propagando costumes que não podemos receber, nem praticar, porque somos romanos. Levantou-se a multidão, unida contra eles, e os pretores, rasgando-lhes as vestes, mandaram açoitá-los com varas. E, depois de lhes darem muitos açoites, os lançaram no cárcere, ordenando ao carcereiro que os guardasse com toda a segurança. Este, recebendo tal ordem, levou-os para o cárcere interior e lhes prendeu os pés no tronco. Por volta da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam louvores a Deus, e os demais companheiros de prisão escutavam. De repente, sobreveio tamanho terremoto, que sacudiu os alicerces da prisão; abriram-se todas as portas, e soltaram-se as cadeias de todos."
                                               Atos 16:19-26


Os pretores rasgaram suas vetes ou seja lavaram suas mãos pois sabiam que nada fizeram aqueles homens, porem como a sociedade estava contra eles os entregou aos açoites, Paulo e Silas foram presos, mesmo assim não se entristeceram pelo contrario louvaram a Deus com orações e cantigos aonde toda prisão os escutavam, concerteza pensavam que eles eram loucos, pois de todos os que haviam sidos presos ali eram os únicos que cantarolavam.


"O carcereiro despertou do sono e, vendo abertas as portas do cárcere, puxando da espada, ia suicidar-se, supondo que os presos tivessem fugido. Mas Paulo bradou em alta voz: Não te faças nenhum mal, que todos aqui estamos! Então, o carcereiro, tendo pedido uma luz, entrou precipitadamente e, trêmulo, prostrou-se diante de Paulo e Silas. Depois, trazendo-os para fora, disse: Senhores, que devo fazer para que seja salvo? Responderam-lhe: Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa. E lhe pregaram a palavra de Deus e a todos os de sua casa. Naquela mesma hora da noite, cuidando deles, lavou-lhes os vergões dos açoites. A seguir, foi ele batizado, e todos os seus. Então, levando-os para a sua própria casa, lhes pôs a mesa; e, com todos os seus, manifestava grande alegria, por terem crido em Deus."
                                               Atos 16:27-34


O poder de Deus foi visto grandiosamente por todos que ali estavam e tudo isso para gloria de Deus, o soldado Romano um homem doutrinado na lei Judaica se curvou ao nome do Senhor Jesus Cristo, levando aqueles homens de Deus para sentarem a sua mesa, isto era sinal de reconhecimento.


"Quando amanheceu, os pretores enviaram oficiais de justiça, com a seguinte ordem: Põe aqueles homens em liberdade. Então, o carcereiro comunicou a Paulo estas palavras: Os pretores ordenaram que fôsseis postos em liberdade. Agora, pois, saí e ide em paz. Paulo, porém, lhes replicou: Sem ter havido processo formal contra nós, nos açoitaram publicamente e nos recolheram ao cárcere, sendo nós cidadãos romanos; querem agora, às ocultas, lançar-nos fora? Não será assim; pelo contrário, venham eles e, pessoalmente, nos ponham em liberdade. Os oficiais de justiça comunicaram isso aos pretores; e estes ficaram possuídos de temor, quando souberam que se tratava de cidadãos romanos. Então, foram ter com eles e lhes pediram desculpas; e, relaxando-lhes a prisão, rogaram que se retirassem da cidade. Tendo-se retirado do cárcere, dirigiram-se para a casa de Lídia e, vendo os irmãos, os confortaram. Então, partiram."
                                             Atos 16:35-40


Que gloria maravilhosa é servir ao Deus eterno imortal invisivel mas real, podemos desfrutar de todas essa bençãos que Deus Pai nos concede porem temos que como Paulo e Silas sempre louvar a Deus verdadeiramente pois os alicersses do Inferno se quebraram e todos confessaram que Jesus Cristo é o Senhor.
Amado irmão que esta lendo esta mensagem se você duvida e por que também não crer!
Medite nisso!




Que Deus venha nos guiar neste estudo, assim seja!


                    Por Raimundo Sousa


(click aqui)>Coloque nomes na minha pagina de oração,"E a oração da fé salvará o enfermo"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante!

É SÓ CLICAR EM Participar deste site:

MENSAGENS DO BLOG