terça-feira, janeiro 31

Atos 1.1-26



Estaremos dando inicio ao Livro de Atos dos Apóstolos desde já, escrito pelo Medico e Apostolo Lucas não tem a atenção total a todos os Apóstolos em geral, se não em particular a determinados personagens, especialmente ao Apóstolo Pedro e sobre tudo, a Paulo, relatando os trabalhos e seus discursos como principais temas documentado assim os primeiros passos da difusão do evangelho de Jesus Cristo e o modo pela qual o Espirito Santo de Deus deu vida ao crescimento da igreja em todos os cantos.


"Escrevi o primeiro livro, ó Teófilo, relatando todas as coisas que Jesus começou a fazer e a ensinar até ao dia em que, depois de haver dado mandamentos por intermédio do Espírito Santo aos apóstolos que escolhera, foi elevado às alturas. A estes também, depois de ter padecido, se apresentou vivo, com muitas provas incontestáveis, aparecendo-lhes durante quarenta dias e falando das coisas concernentes ao reino de Deus. comendo com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, a qual, disse ele, de mim ouvistes. Porque João, na verdade, batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias."
                                                 Atos 1:1-5


Podemos perceber no termino do versículo cinco o próprio Senhor Jesus nos orientando através da ordenança que pediu aos discípulos em não se ausentarem de Jerusalém, pois juntas receberiam o que já estava prometido pelo Espirito Santo.


"Então, os que estavam reunidos lhe perguntaram: Senhor, será este o tempo em que restaures o reino a Israel? Respondeu-lhes: Não vos compete conhecer tempos ou épocas que o Pai reservou pela sua exclusiva autoridade; mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra. Ditas estas palavras, foi Jesus elevado às alturas, à vista deles, e uma nuvem o encobriu dos seus olhos. E, estando eles com os olhos fitos no céu, enquanto Jesus subia, eis que dois varões vestidos de branco se puseram ao lado deles e lhes disseram: Varões galileus, por que estais olhando para as alturas? Esse Jesus que dentre vós foi assunto ao céu virá do modo como o vistes subir."
                                                  Atos 1:6-11


As vezes se preocupamos com muitas coisas, fazemos perguntas que nem a ciência encontra respostas porem vemos nas palavras do Senhor Jesus aos seus discípulos que um de nossos maiores interesses tem que ser a valorização a busca a presença de Deus, se mantendo nesta forma de atitudes estaremos a caminho da nossa felicidade eterna.


"Naqueles dias, levantou-se Pedro no meio dos irmãos (ora, compunha-se a assembléia de umas cento e vinte pessoas) e disse: Irmãos, convinha que se cumprisse a Escritura que o Espírito Santo proferiu anteriormente por boca de Davi, acerca de Judas, que foi o guia daqueles que prenderam Jesus, porque ele era contado entre nós e teve parte neste ministério. (Ora, este homem adquiriu um campo com o preço da iniqüidade; e, precipitando-se, rompeu-se pelo meio, e todas as suas entranhas se derramaram; e isto chegou ao conhecimento de todos os habitantes de Jerusalém, de maneira que em sua própria língua esse campo era chamado Aceldama, isto é, Campo de Sangue.) Porque está escrito no Livro dos Salmos: Fique deserta a sua morada; e não haja quem nela habite; e: Tome outro o seu encargo. É necessário, pois, que, dos homens que nos acompanharam todo o tempo que o Senhor Jesus andou entre nós, começando no batismo de João, até ao dia em que dentre nós foi levado às alturas, um destes se torne testemunha conosco da sua ressurreição. Então, propuseram dois: José, chamado Barsabás, cognominado Justo, e Matias. E, orando, disseram: Tu, Senhor, que conheces o coração de todos, revela-nos qual destes dois tens escolhido para preencher a vaga neste ministério e apostolado, do qual Judas se transviou, indo para o seu próprio lugar. E os lançaram em sortes, vindo a sorte recair sobre Matias, sendo-lhe, então, votado lugar com os onze apóstolos."
                                                      Atos 1:15


Podemos compartilhar nestes versículos a atitude do Apóstolo Pedro em se colocar como Servo útil e agradavel a Deus, levando todos os demais a se integrarem em uma só função a de se colocar a disposição do senhor Jesus, Pedro também relata sobre os feitos de Judas que levou a sua morte nesta continuidade levanta um conselho para substituir o ex Apóstolo Judas que suicidou se depois que traiu Jesus.


Que Deus venha nos guiar neste estudo, assim seja!




                      Por Raimundo Sousa




(click aqui) >Coloque nomes na minha pagina de oração,"E a oração da fé salvará o enfermo"

Um comentário:

  1. Faça suas perguntas e estaremos respondendo assim que podermos. A Paz

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante!

É SÓ CLICAR EM Participar deste site:

MENSAGENS DO BLOG